/ Notícias

Confira nossas notícias

Sinotruk Brasil se habilita ao Inovar-Auto e divulga prazo para início das obras da fábrica em Santa Catarina

10 de Setembro, 2013

alt

A Elecsonic, importadora de caminhões da marca chinesa CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), conhecida no mercado brasileiro como Sinotruk Brasil,  se habilitou, no final de agosto, ao Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), medida do governo Federal para estimular o investimento na indústria automobilística nacional, que poderá gerar até R$ 50 bilhões em investimentos no setor.

 De acordo com a portaria publicada no dia 23 de agosto pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), no Diário Oficial da União, a habilitação na categoria importador permite à Sinotruk Brasil a importação da nova linha de caminhões A7 com isenção dos 30% de IPI incidentes sobre veículos de carga importados no período de um ano.

Os caminhões Sinotruk A7, Euro 5, que serão importados já dentro do Programa Inovar-Auto e fazem parte da linha Premium da marca, no segmento de cavalos-mecânicos  extra-pesados, chegam em um prazo de 30 dias à rede de concessionárias da marca, que possui cerca 30 casas espalhadas em todo o território nacional.     

Segundo Joel Anderson, diretor geral da Sinotruk Brasil, é grande a expectativa dos concessionários e clientes finais pelo início das vendas dos caminhões A7. “Temos convicção de que o lançamento da nova linha A7 constituirá um sucesso de vendas e será mais um passo para a consolidação da marca Sinotruk no Brasil”, afirma o diretor.

A habilitação no Inovar-Auto acontece paralelamente às tratativas finais com investidores-parceiros que ajudarão a viabilizar, já nos próximos meses, o início das obras da fábrica que será instalada no município de Lages, em Santa Catarina.

De acordo com Anderson, o projeto já está pronto e o processo de terraplenagem será iniciado em um período de 60 dias. Após esta etapa, serão realizadas as obras de construção civil, compra e instalação de maquinários. “Nossa projeção é que a fábrica esteja pronta ainda em 2014 e entre em operação no primeiro semestre de 2015.”, afirma Anderson.

A unidade fabril, que funcionará em regime CKD, em um terreno de 1 milhão de metros quadrados, irá montar o modelo A7, com motorização Euro 5, nas versões 4x2, 6x2, 6x4 e 8x4. 

Fonte: Sinotruk