/ Notícias

Confira nossas notícias

SAE BRASIL debate rotas para expansão dos veículos elétricos e híbridos no país

12 de Novembro, 2015

“A Conversão Tecnológica do Parque Industrial: da graxa para os elétrons”. Este será o mote do Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos 2015, que reunirá lideranças da indústria, do governo e da academia, envolvidas na definição das soluções de mobilidade para o Brasil.

Organizado pela Seção São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção do engenheiro Plínio Cabral, o simpósio discutirá as melhores rotas para a expansão dos veículos elétricos e híbridos no país. “Vivemos momento de grandes mudanças sociais, no qual a substituição dos combustíveis fósseis por fontes renováveis se tornou essencial para garantir o futuro da sociedade de forma sustentável”, aponta Alexandre Guimarães, chairperson do simpósio.

Para o atendimento dessa demanda, de acordo com Guimarães, são extremamente necessários investimentos no desenvolvimento e na produção de veículos propelidos de forma alternativa, como são os elétricos. “Este cenário demandará o início de uma adequação tecnológica do atual parque industrial ou, pelo menos, de sua parcela dedicada aos sistemas de powertrain”, afirma o engenheiro.

Neste sentido, questões-chave devem ser respondidas durante o simpósio como forma de contribuir para a tomada de decisões sobre os próximos investimentos: Como o projeto de lei 174/ 2014 poderá viabilizar a produção de veículos verdes no Brasil? Qual é a solução ideal: transformar plataformas e arquiteturas já sedimentadas em configurações elétricas ou investir em arquiteturas totalmente novas, já idealizadas para veículos elétricos? Quais são os impactos dessas opções no atual parque industrial? E nos sistemistas, fornecedores, redes de distribuição e prestação de serviços? Como formar, apropriadamente, mão de obra especializada?

Programação – O simpósio está estruturado em cinco blocos de palestras. O primeiro, “Panorama dos Veículos Elétricos no Mundo e no Brasil”, receberá Ailton Conde Jussani, professor doutor da FEA USP, que falará sobre “A Cadeia Global de Valor do Veículo Elétrico: Desafios Tecnológicos para o Brasil”.

“Evolução das Regulamentações e Seus Impactos nas Concessionárias de Energia e Montadoras de Veículos” será o tema do segundo bloco, que contará com a presença de nomes como Kurt Engeljehringer, gerente de Desenvolvimento de Negócios da AVL Internacional; Marco Antônio Bottacin, supervisor de Desenvolvimento Estratégico da VW Eletric Vehicles; e Luiz Felipe Hupsel, engenheiro do Departamento das Indústrias Metal-Mecânica e de Mobilidade do BNDES.

O terceiro bloco, “Adequação Industrial e Capacitação da Mão de Obra em Novas Competências”, receberá Alex Sandro Barbosa Passos, coordenador de Motores para Tração Veicular da WEG; Adalberto Maluf, diretor de Relações Governamentais e Marketing da BYD Brasil; e Sérgio Ribeiro Augusto, coordenador de Projetos de Veículos Experimentais da Escola de Engenharia Mauá.

Do quarto bloco, “Componentes e Tecnologias Estratégicas”, participarão Maria de Fátima Rosolem, pesquisadora da Área de Sistemas de Energia da CPqD; Alex França, engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento da CPqD; e Wanderlei Marinho, assessor da Superintendência do Programa Nuclear do Centro Tecnológico da Marinha do Brasil.

Por último, o bloco “Inovações e Estado da Arte” receberá nomes como Flavio Cabaleiro, gerente de Desenvolvimento de Negócios América Latina da Primove/ Bombardier; e Roberto Matarazzo Braun, gerente de Assuntos Governamentais da Toyota. 

O encontro é patrocinado pelas empresas AVL, Bosch, BMW, Delphi, IRT (Ituran-Roadtrack), Magneti Marelli e WEG. Também recebe o apoio do CPqD. “Os simpósios da SAE BRASIL fomentam o desenvolvimento da engenharia da mobilidade por meio do debate das grandes tendências da tecnologia de ponta”, afirma o engenheiro Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

Saiba mais em http://www.companhiadeimprensa.com.br/assessoria/release.php?id=5243

Fonte: Usinagem Brasil