/ Notícias

Confira nossas notícias

InvoMilling™ – Uma solução revolucionária para fresamento de engrenagens

16 de Dezembro, 2014

alt

A usinagem de engrenagens normalmente requer várias ferramentas dedicadas para diferentes perfis e dimensões, sendo realizada muitas vezes somente em máquinas dedicadas ao hobbing, ou fresamento de engrenagens, que demandam grande capacidade de torque e necessidade de refrigeração. Isso acarreta maior tempo de set ups, mais trocas de ferramentas, maior número de ferramentas dedicadas em estoque e custo elevado para descarte do refrigerante, o que acaba onerando, por sua vez, o custo total de produção e obviamente o custo final por peça, aumentando ainda o lead time, ou tempo de manufatura.

 

O InvoMilling™, nome de um processo patenteado pela Sandvik Coromant, oferece novas possibilidades para otimização desse cenário. Trata-se de um processo revolucionário que conta não apenas com ferramentas de corte, mas também com um software para gerar um programa CNC com base em algoritmos InvoMilling™ para a usinagem de engrenagens em máquinas multitarefas e centros de usinagem com cinco eixos.

 

Histórico

 

Até o surgimento do InvoMilling™, a produção de engrenagens estava praticamente limitada a ferramentas como fresas caracóis de HSS dedicadas, especialmente projetadas de acordo com o perfil a ser gerado e com as exigências de qualidade final; máquinas com grande capacidade de torque e potência; e pessoal especializado, tanto para a programação da máquina quanto para a definição e o uso de particularidades de estratégias de usinagem presentes nesse meio.

 

O InvoMilling™ acaba com essas limitações por utilizar uma máquina multitarefas standard ou centros de usinagem com cinco eixos, com fresas disco projetadas para atender às demandas do processo, mas que utilizam pastilhas standard com baixo custo e pronta entrega. O software é interativo e de fácil programação e, ao contrário das geradoras de engrenagens tradicionais, que são máquinas dedicadas, uma máquina multitarefas possibilita a execução de inúmeras outras operações de usinagem além da geração de dentes de engrenagens, garantindo, portanto, uma boa relação custo-benefício.

 

Os perfis de engrenagens gerados em uma máquina multitarefas podem ser evolventes ou retos, para engrenagens com hélices retas ou helicoidais e até mesmo engrenagens cônicas. Tudo isso sem nenhuma ou pouquíssimas alterações do ferramental.

 

Detalhes sobre o processo

 

O processo InvoMilling™ compreende várias etapas. Na primeira delas, uma fresa disco abre um canal central que será a base para o vão do dente. Na sequência, com a movimentação do eixo-B, produz-se o perfil do diâmetro de fundo dos dentes. A partir desse ponto, com a movimentação simultânea de eixos, inicia-se a geração do perfil do dente da engrenagem, e os flancos esquerdo e direito começam a tomar a forma final, incluindo detalhes como perfil protuberante e sobremetal remanescente para retificação, quando a qualidade ou o uso final da engrenagem assim exigirem. Também é possível gerar chanfro na cabeça do dente ou o dente com acabamento final, pois a qualidade obtida pelo processo atende a qualidade DIN 6 e a rugosidade nos flancos dos dentes atinge 2 micrômetros Rz.

 

Fonte: O Mundo da Usinagem