/ Notícias

Confira nossas notícias

Executivos da BMW apresentam detalhes da fábrica em Araquari

29 de Outubro, 2013

alt

Quinhentos milhões de reais de investimento, mil e trezentos funcionários e capacidade de produzir, em dois turnos, 32 mil veículos por ano. Esses foram alguns detalhes apresentados pelos executivos da BMW na noite do dia 16 deste mês, no Instituto Adventista de Ensino de Santa Catarina (IAESC), da fábrica que vai ser instalada às margens da BR-101, em Araquari.

Cerca de 80 pessoas participaram da palestra, que foi ministrada pelo gerente de montagem da fábrica, Otavio Rodacoswiski. O público pode conhecer a história da marca e acompanhar, por meio de um vídeo, o processo de fabricação de uma BMW.

Segundo Otavio, quando a marca começar a produzir os primeiros carros no município – previsto para setembro de 2014 -, a planta da fábrica em Araquari contemplará as linhas de pintura, montagem e logística. Em uma segunda etapa, que deve iniciar mais tarde, será incorporada ao processo produtivo a fabricação de carrocerias. Ainda segundo ele, na primeira fase de implantação da unidade, algumas peças para a montagem dos veículos – como painéis – serão importadas de unidades estrangeiras da empresa.

Enquanto o terreno da fábrica ganha forma às margens da BR-101, em Araquari, a BMW ficará instalada em uma unidade de 9 mil m² do Perini Business Park, em Joinville. O Perini é onde a BMW vai treinar seus funcionários para montar os primeiros veículos.

Segundo o coordenador de projeto da BMW, Ricardo Santin, depois que a unidade estiver pronta em Araquari, a área de 50 hectares pode ser expandida até 80 hectares, processo de expansão que também ocorreu em outros países que a marca tem sede.

Para o prefeito em exercício, Clenilton Carlos Pereira, os executivos da BMW demonstram compromisso com o município ao promover palestras e encontros com a população. “Esses eventos contribuem para esclarecer e preparar jovens ou empresários que pretendem trabalhar ou ser fornecedores da BMW. Isso mostra, sem dúvida, o quanto eles têm para nos oferecer”, comentou.

A próxima palestra da BMW está marcada inicialmente para acontecer no dia 12 de novembro, às 19h30, no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Araquari. Dessa vez, o tema será “Critérios de aquisição para fornecedores”.

Fonte: Prefeitura de Araquari