/ Notícias

Confira nossas notícias

Estudante de SC conquista medalha de prata em competição internacional

01 de Setembro, 2015

alt

O estudante catarinense Eduardo Kruczkievicz, de São Bento do Sul, conquistou medalha de prata na 43ª WorldSkills Competition, evento que reúne estudantes de educação profissional de diversas parte do mundo. Outros três catarinenses levaram medalhas de excelência para casa.

 

Eduardo, de 19 anos, conquistou para o Brasil a primeira medalha na modalidade tornearia CNC. O estudante ficou em segundo lugar e se orgulha da colocação. "Na minha modalidade tinham mais de 20 países buscando o melhor, a medalha de ouro, e eu consegui trazer a de prata, a primeira do Brasil", comemora.

 

A prova vencida por Eduardo tem três dias e módulos únicos, com quatro horas em cada módulo. Dentro dos módulos, 25% é programação e 75% é usinagem.

 

Na programação é necessário fazer uma análise do desenho e todo um planejamento de etapas. Depois disso, há a programação em software, para a execução das operações.

 

Outras modalidades

 

Além de Eduardo, estudantes catarinenses também foram reconhecidos no concurso. Alef Scholze, em fresagem CNC, do SENAI de São Bento do Sul, Rafael Oening, em administração de sistemas de rede, do SENAI de Blumenau, e Milena Berkembrock, florista, do SENAC em Indaial.

 

O evento

 

O WorldSkills Competition ocorreu na segunda semana de agosto e reuniu estudantes para realizar, durante quatro dias, atividades típicas de cada profissão. Foram avaliados o conhecimento, habilidades e atitudes dos competidores.

 

No total, 1.189 estudantes da educação profissional de 59 países participaram. Santa Catarina enviou cinco alunos do SENAI e uma do SENAC, que integraram a delegação de 56 brasileiros.

 

Fonte: Globo.com