/ Notícias

Confira nossas notícias

Dentes de lesma podem ser nova tecnologia usada no automobilismo

03 de Março, 2015

alt

Cientistas britânicos descobriram o material biológico mais resistente do planeta. E a origem dele é absolutamente surpreendente.

 

Na corrida pelo material mais forte da natureza, a aranha estava em primeiro, mas foi ultrapassada por uma lesma, que pode acabar na Fórmula 1. "Nós estamos sempre atrás de uma vantagem tecnológica.", disse um engenheiro de automobilismo.

 

Carros e também jatos podem ficar mais seguros e velozes com a tecnologia dos dentes da lesma do mar, preveem os pesquisadores. É o composto orgânico mais forte já analisado, cinco vezes mais do que a teia de aranha, até agora o material mais resistente.

 

Os dentes, feitos de proteína e uma substância mineral chamada "goethita", escavam as pedras para desgrudar a alga que alimenta a lesma.

 

Para entender essa força, um pesquisador deu um exemplo: se fizermos um fio, da espessura de um espaguete, com os dentes da lesma, será possível suspender 1.500 sacos de arroz de um quilo, ou uma tonelada e meia. Os pesquisadores querem agora criar esse superfio em laboratório.

“Em cinco ou dez anos teremos novos produtos baseados nessa tecnologia”, disse Asa Barber, o pesquisador que descobriu o material super-resistente. "Estamos começando a aprender como a natureza faz as coisas tão bem."

 

Fonte: Globo.com