/ Notícias

Confira nossas notícias

Brasil e Uruguai firmam acordo de livre comércio automotivo

12 de Janeiro, 2016

Os governos do Brasil e do Uruguai firmaram na última quarta-feira (9) acordo de livre comércio nas negociações de veículos entre os dois países. O novo regime entra em vigor em janeiro de 2016 abrangendo automóveis leves, ônibus, caminhões, autopeças, chassis, pneus e máquinas agrícolas.

 

Na prática, o acordo de livre comércio elimina a existência de cotas na venda bilateral de veículos e a cobrança de tarifas nas exportações desses bens entre os dois países, ampliando as possibilidades de comércio no setor automotivo entre as duas economias.

 

O comércio de veículos entre Brasil e Uruguai movimentou US$ 600 milhões no ano passado, conforme dados do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Neste ano até outubro, os negócios somam US$ 500 milhões.

 

Do lado brasileiro, as montadoras exportaram 14.229 veículos ao Uruguai no ano passado entre veículos leves, caminhões e ônibus. De janeiro a novembro de 2015, essas exportações para o país vizinho estão em 12.512 unidades.

 

“Esse acordo marca um momento especial do Mercosul porque substitui o regime anterior de cotas. Agora entra em vigor o sistema de livre comércio”, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

 

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC