/ Notícias

Confira nossas notícias

Brasil e Uruguai assinam acordo de livre comércio no setor automotivo

15 de Dezembro, 2015

alt

Brasil e Uruguai assinaram, na última quarta-feira (9) um acordo de livre comércio para o setor automotivo. O trato entra em vigor em 1º de janeiro de 2016, e vale para carros, ônibus, caminhões, máquinas agrícolas, autopeças, chassis e pneus. O anúncio foi feito pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

 

Os dois países já possuíam um acordo comercial, renovado em agosto, porém, com uma cota de exportação de 10.056 automóveis e comerciais leves feitos no Brasil com isenção de alíquotas e de US$ 99,6 milhões para autopeças, também produzidos em solo nacional.

 

Como é o acordo

Para que veículos e autopeças tenham a isenção de alíquotas, é preciso que produtos feitos no Brasil tenham, pelo menos, 55% de índice de contéudo regional. Já para os uruguaios, a porcentagem é de 50%.

 

Segundo o MDIC, em 2014, foram exportados 14.229 veículos do Brasil para o Uruguai. Entre janeiro e novembro deste ano, o número é de 12.512 unidades.

 

“O acordo traz coisas muito positivas para o Brasil. Tínhamos exportação restrita, e agora, o volume irá aumentar”, afirmou Luiz Moan, presidente da Anfavea.

 

Fonte: Indústria Hoje