/ Notícias

Confira nossas notícias

9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia

03 de Maio, 2016

Debater novos materiais para o mercado brasileiro com foco em redução de custos é a proposta do 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia, que reunirá indústria, academia e governo no dia 7 de junho, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

 

Organizado pela Seção Regional São Paulo da SAE BRASIL, sob a direção de Plínio Cabral, o encontro é integrado ao Simpósio SAE BRASIL CarBody 2016, que será realizado nos dias seguintes (8 e 9 de junho), também no IPT.

 

Referência no segmento, o simpósio contará com quatro painéis seguidos de debates, que abordarão o estado da arte dos materiais que estão disponíveis para o setor entre ferrosos; não-ferrosos, com destaque para os materiais de soldagem; e poliméricos, com ênfase em aplicações de nanotecnologia, além de materiais avançados com foco em engenharia de superfície.

 

“O simpósio apresentará uma visão clara do universo presente e já consagrado dos aços, o futuro iminente da aplicação do alumínio no Body in White, a presença dos materiais não-metálicos no lugar dos aços, e a atuação direta dos materiais de soldagem em peças metálicas estampadas, forjadas e fundidas”, adianta Marco Colosio, chairperson do simpósio.

 

Segundo Colosio, diante do atual cenário, o setor busca melhores formas de eficiência, oportunidades para reduzir o custo do produto como o uso de materiais alternativos e a economia de matéria-prima. “Quando o projeto é feito com foco em novos materiais, a meta é reduzir custos. Você pode otimizar um produto com menos componentes ou menor massa e que atenda aos mesmos ou melhores requisitos”, afirma.

 

A programação do simpósio ainda inclui mostra de engenharia com as últimas novidades em produtos e serviços voltados ao setor. O 9º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia é patrocinado pelas empresas Arcelor Mittal, Belgo Bekaert Arames, Benteler, CBMM, Gestamp, Höganäs, Radici, Saint-Gobain, Tox Pressotechnik e Trumpf. Também recebe o apoio do IPT.

 

“Os simpósios elevam o debate, aprofundam o conhecimento tecnológico e preparam os profissionais da engenharia para os desafios competitivos atuais e futuros”, aponta Frank Sowade, presidente da SAE BRASIL.

 

Fonte: O Mundo da Usinagem